quarta-feira, 30 de maio de 2007

Introdução ao Yungdrung Bön


«O Bön é a mais antiga tradição espiritual do Tibete e a fonte indígena da cultura tibetana, tendo desempenhado um papel significativo no moldar da identidade única do Tibete.»
O Dalai Lama
Na foto ao lado, Sua Santidade o Dalai Lama. realiza ritual da Tradição Bön e enverga as insignias correspondentes. Nomeadamente o chapéu e o cetro Yungdrung.

Segundo a tradição, há aproximadamente 18.000 anos, em Olmo Lungring, uma região do médio oriente, cuja a actual localização exacta está envolta em controvérsia entre os eruditos, nasceu o Venerável Tönpa Shenrab Miwoche, o fundador dos Ensinamentos do Yungdrung Bön, em Português, Bön Eterno; também conhecido por Bön Budismo. Desde então estes Ensinamentos têm sido para os bönpo, ou praticantes, a sua religião, a fonte inesgotável de conhecimentos e da experiência, a ferramenta essencial que permite compreender a vida e conduzir-se nesta e o caminho para a iluminação.

Como fonte originária da cultura tibetana, o Yungdrung Bön, desempenhou um papel fulcral na formação da identidade singular desta região do mundo.


Presentemente o Yungdrung Bön é considerado a quinta e a mais antiga das tradições budistas do Tibete. Tendo por características uma iconografia diferente e uma rica tradição xamânica, além de possuir Ensinamentos completos do Sutra, Tantra e Dzogchen.


Ao longo da história da religião no Tibete, a palavra «Bön» foi usada para designar diferentes vertentes espirituais e esteve sujeita a diferentes etapas e desenvolvimentos; Para aclarar o uso correcto deste termo é necessário mencionar que esta é aplicada em geral referindo-se ao:


- Bön Primitivo. Relacionando-se este com rituais e elementos que correspondem ao antigo xamanismo e animismo do Norte da Ásia. Esta vertente influenciou a cultura tibetana numa época anterior à difusão e desenvolvimento do Yungdrung Bön. Originalmente o Bön consistia numa série de conhecimentos e práticas de ritos alicerçados no principio da interacção do homem com as forças da natureza e do cosmos, invisíveis à percepção comum, que sem duvida têm uma grande influencia e são muito determinantes na existência da humanidade. Os antigos bönpo eram detentores de um enorme conhecimento da dimensão energética do individuo, bem como das energias presentes no universo, personificadas, ou domíndas, por uma miríade de poderosos seres, capacitados igualmente a beneficiar ou prejudicar os humanos.


- Yungdrung Bön, Bön Eterno ou Bön Budismo. Esta é a tradição de iluminação tibetana que possui Linhagens Ininterruptas de Ensinamentos que datam de aproximadamente 18.000 anos. Todos os Ensinamentos destas Linhagens provêm do seu fundador, o Buda Tönpa Shenrab Miwoche, que os expôs constituindo um caminho espiritual completo até ao estado de Buda. Estes Ensinamentos foram por ele ensinados primeiramente em Olmo Lungring, que era parte de um país chamado Tazig, que alguns estudiosos crêem ser na antigas Pérsia. Sendo esta tradição mais tarde difundida em Zhang Zhung, actual Tibete Ocidental, e só posteriormente chegaria ao Tibete, aonde floresceu e foi preservada até à actualidade.


- Novo Bön. Este é o resultado da fusão entre o Yungdrung Bön e o Ensinamento Budista proveniente da Índia, muito em especial com os da Escola Nyingma. Tendo surgido no século XV.
Tanto o Yungdrung Bön como o Novo Bön são trilhos espirituais que guiam o praticante pelo caminho da iluminação através das suas práticas rituais e contemplativas.


Convêm ainda mencionar que na língua tibetana não existe a palavra «Budismo», assim a palavra «Bön» significa para os Bönpos a verdade, ou Dharma, o Ensinamento que guia à iluminação; do mesmo modo que para os praticantes das outras escolas tibetanas a palavra «Chö» refere-se à mesma verdade. Desta feita, o Dharma, que conhecemos como Budismo no Ocidente, para os Bönpo é o Bön e para os Budistas das outras escolas é o Chö e para os ocidentais é o Dharma ou Budismo.


Esta Tradição é considerada Budismo no sentido em que é também o Ensinamento dos Budas, ou Iluminados, expondo a mesma verdade, ou Dharma; possuindo apenas uma Linhagem diferente das Escolas Budista da Índia que têm origem no Buda Shakyamuni enquanto o Yungdrung Bön tem origem no Buda Tönpa Shenrab Miwoche.


Uma mesma verdade, duas Linhagens diferentes. Inclusive muitos dos famosos Mestres do Movimento Rime eram estudiosos e praticantes de Ensinamentos Bön; nomeadamente Jamgön Kongtrul Rinpoché, que adoptava também o nome bönpo de Yungdrung Lingpa e incluiu no famoso Rinchen Terdzo, A Preciosa Colecção de Tesouros, Tërmas pertencentes ao Bön; Sendo que a transmissão do Rinchen Tërdzo é amplamente recebida por praticantes Nyingma e Kagyu.
Etimologicamente uma das derivações da palavra Bön advém do verbo «bon pa» que significa «recitar formulas mágicas», devido ao recitar de mantras, sílabas e sons que tinham a capacidade de influenciar dimensões de energia; tal como equivalentemente a palavra «ngak pa» utilizada na tradição Tântrica de todas as Escolas do Budismo Tibetano.