quinta-feira, 31 de maio de 2007

Yungdrung Bön: Os Ensinamentos de Tönpa Shenrab Miwoche


Os Ensinamentos Bön concedidos por Tönpa Shenrab Miwoche são apresentados em três das histórias escritas sobre a sua vida e assumem diferentes formas e classificações. Tönpa Shenrab expôs o Bön em três ciclos sucessivos de Ensinamentos: primeiro expôs Os Nove Veículos do Bön, continuado com Quatro Portais do Bön, o Tesouro Único e finalmente revelou as Preceitos Externos, Internos e Secretos.

Os Nove Veículos do Bön

Este é o ciclo inicial dos Ensinamentos de Tönpa Shenrab, que por sua vez se divide em três Tesouros: Os Tesouros do Norte, Os Tesouros do Sul e O Tesouro Central. Estes Ensinamentos foram ocultos como Tërma durante as primeiras perseguições do Bön e redescobertos no tempo apropriado em locais do norte, sul e centro do Tibete, de donde advêm o nome dos respectivos tesouros.

Nos Tesouros do Sul, Os Nove Veículos do Bön encontram-se divididos em os Quatro Veículos Causais, que contêm historias, hagiografias, rituais e práticas principalmente relacionadas com funções energéticas curativas e de prosperidade. Os Cinco Veículos do Fruto, ou superiores, cujo propósito é libertar o praticante de transmigração cíclica, tendo como veículo último o Dzogchen.
Os Nove Veículos do Bön nos Tesouros do Norte não se conhecem plenamente; e no Zang Zang Ma, dividem-se em três grupos: Os Tesouros Externos, Internos e Secretos.


Os Nove Veículos do Bön, nos Tesouros Centrais, são similares aos Nove Veículos da Escola Nyingma do Budismo. São na realidade o Ciclo de Ensinamentos Gyagarma, que chegam ao Tibete via Índia e que foram traduzidos pelo Venerável Vairochana, que livre de qualquer sectarismo, trabalhou como tradutor de ambas as Tradições espirituais, a Budista e a Bön.


Classificação dos Nove Veículos do Bön segundo os Tesouros do Sul:


1º O Veículo da Prática Shen de Predição. Os métodos integrantes são a adivinhação, ou Mo, os cálculos astrológicos e de geomância, ou rtsis, os rituais, ou gto, o diagnóstico médico, ou dpyad e as terapias, ou sman.

2º O Veículo Shen do Mundo Manifesto. Este veículo contém rituais para lidar com aspectos fenoménicos relacionados com os “deuses” [lha] o com “demónios” ['dre].

3º O Veículo Shen do Poder Mágico, que contém rituais mágicos para assegurar o apoio da natureza.

4º O Veículo Shen da Existência. Este veículo ocupa-se principalmente de ritos fúnebres e da consagração propiciatória.


5º O Veículo dos Praticantes Laicos Virtuosos, que especifica as regras morais e éticas dos praticantes laicos.


6º O Veículo dos Sábios Ascéticos, especifica as regras ascéticas estritas e disciplinarias para aqueles que são ordenados monges.


7º O Veículo do A Branco. Que aborda a prática Tântrica de transformação no Yidam e as práticas referentes ao Mandala.


8º O Veículo do Shen Primordial, que se ocupa das práticas tântricas esotéricas.


9º O Veículo Supremo, que descreve a Base do Nirvana e do Samsara, o Caminho que é a mente no seu estado natural primordial, o Fruto a iluminação e as realizações supremas; ou seja o Ensinamento Dzogchen.

Os Quatro Portais do Bön e o Tesouro Único

Este é o segundo ciclo de Ensinamentos de Tönpa Shenrab e que se divide em cinco partes:

1º O Bön da Agua Branca dos Mantras Iracundos - práticas esotéricas, tântricas e conjurações.

2º O Bön da Agua Negra dos Tantras da Existência – ensina vários rituais de purificação (mágicos, vaticínios, divinatórios, funerários, resgates, etc).

3º O Bön dos Cem Mil Versos do Sutra da Terra de Phan - regras da disciplina monástica e para os laicos (inclui explicações filosóficas).

4º O Bön Guia Oral e as Instruções Secretas dos Sábios Mestres – práticas espirituais como a meditação Dzogchen.

5º O Bön do Tesouro Altíssimo e que Abarca Tudo - O Tesouro Único que compreende os aspectos essenciais do conjunto de dos Quatro Portais.


Preceitos do Bön

Este é o ciclo final dos Ensinamentos de Tönpa Shenrab e que se divide em Preceitos Externos, Internos e Secretos.

1. Os Preceitos Externos representam o caminho da renúncia [spong lam]. Ensinamentos do Sutra.

2. Os Preceitos Internos representam o caminho da transformação [sgyur lam]. Ensinamentos Tântricos.

3. Os Preceitos Secretos são o caminho da auto-libertaçao, ou libertação espontânea [grol lam]. Os Ensinamentos Dzogchen.